Partidos não falam a mesma língua e geram mais indefinição na eleição do Distrito Federal
Por outro lado, a paz e a harmonia reinam em outro ambiente. O exemplo disso é o Democracia Cristã. O partido já lançou as pré-candidaturas do Professor Lucas Salles e da professora Suelene Balduíno.
Nessa pré-campanha ao governo do Distrito Federal, nem o fim do prazo de filiações a partidos políticos, encerrado no último dia 2, deixou definido como algumas legendas e pré-candidatos irão se comportar até o início das convenções, quando são anunciados, oficialmente, os candidatos que disputarão os cargos eletivos.
O governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve ir à reeleição, sonha em ter o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas vê um ‘fantasma’ se aproximar e ameaçar essa possibilidade. É que a deputada Flávia Arruda, que é do partido do presidente, tem tido seu nome ventilado para disputar o GDF, com a ex-ministra Damares Alves integrando a chapa na condição de candidata a senadora. Ibaneis, assim, corre o risco de perder a chancela de Bolsonaro e ser lançado em direção à pré-candidatura de Lula (PT).
Já o senador Reguffe (União Brasil), também pré-candidato a governador, declarou, recentemente, que Paula Belmonte (Cidadania) deve figurar numa chapa majoritária – seria como, candidata a vice ou a senadora? O problema é que o partido dela se federalizou com o PSDB, que tem como pré-candidato ao governo o tucano Izalci Lucas. Pela legislação, portanto, Paula Belmonte não pode apoiar outro candidato a governador fora da federação. Assim, ela jamais teria como apoiar Reguffe.
Como vemos, alguns pré-candidatos ao governo do DF não estão falando a mesma língua. É como se tivessem dentro de uma grande babel. Há quem classifique essas articulações como ‘samba do crioulo doido’, porque não guardam nenhuma coerência e só geram turbulência no cenário eleitoral do DF.
HARMONIA – Por outro lado, a paz e a harmonia reinam em outro ambiente. O exemplo disso é o Democracia Cristã. O partido já lançou as pré-candidaturas do Professor Lucas Salles e da professora Suelene Balduíno, respectivamente, a governador e a vice-governadora. Aliás, foi o único partido a definir, previamente, sua chapa majoritária.
“Fechamos as nominatas de Distrital e Federal com pessoas comprometidas com uma verdadeira transformação no DF. E para o senado, o Democracia Cristã espera coligar com a pessoa que tenha afinidade com o projeto ‘DF melhor pra todos’, ou seja, que tenha o mesmo propósito de servir as pessoas com honestidade, inovação e competência, e que tenha princípios Cristãos claros e bem praticados”, explicou o Professor Lucas Salles, que é presidente do Democracia Cristã no DF.