Moradores criam abaixo-assinado contra festa junina no Entorno do DF
Entre os questionamentos está o conteúdo de músicas de artistas contratados, como "Chega e senta", de John Amplificado
Moradores de Alexânia, no Entorno do Distrito Federal, fizeram um abaixo-assinado contra o 1º Festival Junino, uma festa unificada que pretende substituir as tradicionais quadrilhas locais das escolas municipais.
No documento, os moradores questionam o fim das festas juninas escolares, o uso de transporte público para levar os estudantes ao evento e o conteúdo das músicas cantadas pelos artistas contratados.
O texto do abaixo-assinado pede explicação sobre os critérios para escolha dos músicos e cita algumas músicas dos convidados, como “Chega e senta”, de John Amplificado, e “Amigo cachaceiro”, da dupla Humberto e Ronaldo.
Ainda no abaixo-assinado, os moradores pedem uma justificativa para a aplicação de R$ 250 mil da Secretaria Municipal de Educação na contratação de três shows, que incluem a dupla Taheme e Tiago.
Eles também solicitam uma explicação para a falta de documentos no Portal da Transparência sobre a contratação de outras atrações.
O grupo pega carona no movimento nacional de questionamento dos valores de shows sertanejos pagos por prefeituras muito pequenas, provocando inclusive investigações do Ministério Público. Alexânia tem cerca de 30 mil habitantes.
Emocional
Logo no início da carta, os moradores ressaltam que a substituição das quadrilhas escolares pela festa junina gerou insatisfação nos estudantes, com idade entre 4 e 14 anos.
“Crianças esperavam pelas festas juninas, suspensas há mais de dois anos em função da pandemia, e já ensaiavam as quadrilhas”, defende trecho do documento.
Fonte: Metropoles