RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno)
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) abrange uma grande quantidade de municípios do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Esses municípios integram uma área de planejamento e geração de políticas públicas comuns a eles, a fim de propiciar o desenvolvimento da sua população.
O que é a RIDE-DF?
RIDE é uma área composta por mais de 30 municípios de Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Nessa região há municípios com os mais variados graus de desenvolvimento econômico e social e com várias disparidades. Dessa forma, a criação da RIDE, na teoria, supõe uma integração entre esses municípios para que tais disparidades e desigualdades sejam diminuídas ao longo dos anos .
Entretanto, não é isso que ocorre na prática, pois muitos municípios possuem uma relação distante da capital federal, que é a principal beneficiadora das ações implementadas na RIDE. Alguns dos municípios englobados pela rede possuem uma relação de metropolização com Brasília, pois são mais próximos dela, como Planaltina e Formosa, ambos em Goiás.
Com isso, a título de exemplificação, esses municípios acabam atraindo mais recursos para suas políticas públicas. Já municípios distantes geograficamente de Brasília, como Niquelândia (GO), não se desenvolvem da mesma forma. Esse é um ponto negativo da RIDE, mas que pode ser facilmente consertado.
De acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, em seu artigo 21º, inciso IX, é função da União “elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social”. O artigo 43º caput do mesmo documento alega que “para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais”.
Esses artigos da CF foram a base para a criação da RIDE, que surgiu com base na Lei Complementar 94/1998, promulgada, em 19 de fevereiro de 1998, pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso. Essa lei possui oito artigos e trata da regulamentação e disposição da RIDE em meio ao cenário local, regional e nacional.
Objetivos da RIDE-DF
Entre os principais objetivos da RIDE, podemos destacar a necessidade da realização de políticas públicas em conjunto nas cidades integrantes da região.
Essas políticas estão relacionadas com a geração de emprego, renda, serviços públicos e infraestrutura; o desenvolvimento social, saneamento básico, uso e ocupação do solo, transportes e sistema viário, proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental; e também dizem respeito à saúde e assistência social, à educação e cultura, ao combate às causas de pobreza e aos fatores de marginalização e segurança pública.
Dados gerais da RIDE
Vejamos agora alguns dados específicos sobre os estados envolvidos na RIDE.
- Cidades integrantes: ao todo, 33 cidades e o Distrito Federal, que possui uma organização diferente, integram a RIDE, baseada em regiões administrativas. As cidades são, em Goiás:
– Abadiânia – Água Fria de Goiás- Águas Lindas de Goiás- Alexânia- Alto Paraíso de Goiás- Alvorada do Norte- Barro Alto- Cabeceiras- Cavalcante- Cidade Ocidental- Cocalzinho de Goiás- Corumbá de Goiás- Cristalina- Flores de Goiás- Formosa- Goianésia- Luziânia- Mimoso de Goiás- Niquelândia- Novo Gam- Padre Bernardo- Pirenópolis- Planaltina- Santo Antônio do Descoberto- São João d’Aliança- Simolândia- Valparaíso de Goiás- Vila Boa- Vila Propício-Em Minas Gerais:- Arinos- Buritis- Cabeceira Grande- Unaí
- Área: todas as cidades mais o território do Distrito Federal abrangem uma área de, aproximadamente, 94.500 km².
- População: estima-se que a população da RIDE, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2010), seja de 4.560.000 pessoas.
Veja agora alguns dados selecionados de todas as cidades, em ordem alfabética, de acordo com o IBGE. Dados fornecidos pelo último censo, em 2010.
Cidade | População estimada|1| | Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) | Densidade demográfica | PIB per capita|2| |
Cidades de Goiás | ||||
Abadiânia | 20.461 pessoas | 0,689 | 15,08 hab/km | R$ 16.157,24 |
Água Fria de Goiás | 5.793 pessoas | 0,671 | 2,51 hab/km² | R$ 38.994,18 |
Águas Lindas de Goiás | 217.698 pessoas | 0,686 | 846,02 hab/km² | R$ 9.108,33 |
Alexânia | 28.010 pessoas | 0,682 | 28,09 hab/km² | R$ 29.187,12 |
Alto Paraíso de Goiás | 7.688 pessoas | 0,713 | 2,65 hab/km² | R$ 22.025,32 |
Alvorada do Norte | 8.705 pessoas | 0,660 | 6,42 hab/km² | R$ 13.768,81 |
Barro Alto | 11.408 pessoas | 0,742 | 7,97 hab/km² | R$ 78.477,29 |
Cabeceiras | 8.046 pessoas | 0,668 | 6,52 hab/km² | R$ 26.472,38 |
Cavalcante | 9.725 pessoas | 0,584 | 1,35 hab/km² | R$ 24.807,00 |
Cidade Ocidental | 72.890 pessoas | 0,717 | 143,38 hab/km² | R$ 11.117,88 |
Cocalzinho de Goiás | 20.504 pessoas | 0,657 | 9,73 hab/km² | R$ 15.380,15 |
Corumbá de Goiás | 11.169 pessoas | 0,680 | 9,76 hab/km² | R$ 14.238,76 |
Cristalina | 60.210 pessoas | 0,699 | 7,56 hab/km² | R$ 41.443,33 |
Flores de Goiás | 17.005 pessoas | 0,597 | 3,25 hab/km² | R$ 9.092,34 |
Formosa | 123.684 pessoas | 0,744 | 17,22 hab/km² | R$ 19.918,60 |
Goianésia | 71.075 pessoas | 0,727 | 38,49 hab/km² | R$ 19.655,61 |
Luziânia | 211.508 pessoas | 0,701 | 44,06 hab/km² | R$ 16.989,45 |
Mimoso de Goiás | 2.583 pessoas | 0,665 | 1,94 hab/km² | R$ 21.656,24 |
Niquelândia | 46.730 pessoas | 0,715 | 4,30 hab/km² | R$ 21.803,69 |
Novo Gama | 117.703 pessoas | 0,684 | 487,29 hab/km² | R$ 8.377,21 |
Padre Bernardo | 34.430 pessoas | 0,651 | 8,81 hab/km² | R$ 15.122,22 |
Pirenópolis | 25.064 pessoas | 0,693 | 10,43 hab/km² | R$ 16.657,36 |
Planaltina | 90.640 pessoas | 0,669 | 32,10 hab/km² | R$ 11.448,85 |
Santo Antônio do Descoberto | 75.829 pessoas | 0,665 | 66,99 hab/km² | R$ 9.088,44 |
São João d’Aliança | 14.085 pessoas | 0,685 | 3,08 hab/km² | R$ 23.653,84 |
Simolândia | 6.879 pessoas | 0,645 | 18,72 hab/km² | R$ 14.272,95 |
Valparaíso de Goiás | 172.135 pessoas | 0,746 | 2.165,48 hab/km² | R$ 15.626,97 |
Vila Boa | 6.312 pessoas | 0,647 | 4,47 hab/km² | R$ 23.992,38 |
Vila Propício | 5.882 pessoas | 0,634 | 2,36 hab/km² | R$ 32.016,61 |
Cidades de Minas Gerais | ||||
Arinos | 17.862 pessoas | 0,656 | 3,35 hab/km² | R$ 11.260,49 |
Buritis | 25.013 pessoas | 0,672 | 4,35 hab/km² | R$ 28.390,07 |
Cabeceira Grande | 6.988 pessoas | 0,648 | 6,26 hab/km² | R$ 26.260,47 |
Unaí | 84.930 pessoas | 0,736 | 9,18 hab/km² | R$ 31.866,55 |
Fonte: IBGE
Mapa da RIDE-DF
Em 2018, com base em outra lei complementar sancionada pelo então presidente Michel Temer, foram acrescentados na RIDE mais alguns municípios, conforme o mapa e a legenda a seguir.
Economia da Ride
A maioria das cidades que integram a RIDE tem sua economia baseada nas atividades de Brasília e entorno, pois é a principal cidade dessa região. Cidades próximas, como Novo Gama, Formosa e Val Paraíso de Goiás, têm forte migração pendular para a capital federal, em que pessoas saem das cidades goianas, trabalham no Distrito Federal e retornam para suas casas.
Entretanto, alguns municípios possuem riquezas naturais que moldam o PIB municipal, como as belas cachoeiras em Formosa e Pirenópolis, onde a indústria turística é bastante expressiva; a extração e produção de níquel em Niquelândia; ou mesmo a agricultura em Unaí, que é grande produtora de grãos no Brasil, com destaque para o feijão e o milho.
Alternativa A. Um dos motivos que levou à criação da RIDE está na história do povoamento de Brasília e região, pois ao redor surgiram áreas e cidades, as cidades satélites, que cresceram de forma desordenada e com inchaço populacional. Daí a necessidade de investimentos públicos em conjunto para desenvolver áreas historicamente prejudicadas em suas economias.
Resolução
Alternativa E. Seguindo o mesmo raciocínio da questão anterior, as cidades satélites, ao redor de Brasília, cresceram desordenadamente, o que agravou a situação da população, havendo a necessidade de reparação histórica em termos de políticas públicas. Essa reparação, teoricamente, veio com a criação da RIDE.