Política

Governador aparece em primeiro, talvez já com teto, e o senador José Antônio Reguffe em segundo lugar

A rejeição alta, talvez intransponível, pode se tornar o maior adversário de Ibaneis Rocha.

O segundo em rejeição é Geraldo Magela, um dos pré-candidatos do PT ao governo do DF. O petista é rejeitado por 19,9% dos eleitores.

deputada federal Flávia Arruda, do PL, é a terceira em rejeição, com 13,6%. Ela pretende disputar mandato de senadora.

A senadora Leila do Vôlei, do PDT, é a quarta colocada em rejeição — com 12,4%. Seguida, em quinto, por Rafael Parente, com 11,4%. Keka Bagno, do Psol, é rejeitada por 8,9% dos eleitores.

Os menos rejeitados são os senadores José Antônio Reguffe, do Podemos, com 8,3%, e Izalci Lucas, do PSDB, com 7,8%, Rosilene Corrêa, do PT, com 6,9%, Leandro Grass, do PV, com 5,6%, Lucas Salles, do DC, com 4%, e João Vicente Goulart, do PC do B com 3,3%.

Izalci Lucas e Leila Barros: tecnicamente empatados | Foto: Senado

Pesquisa estimulada: Ibaneis lidera e Reguffe é o segundo

Na pesquisa estimulada, Ibaneis Rocha — o mais conhecido, por ser governador — aparece em primeiro lugar, com 30% das intenções de voto. José Antônio Reguffe é o segundo colocado, como 10,6%. Flávia Arruda, a terceira colocada, tem 8,5%.

Rafael Parente, do PSB, e Leila do Vôlei aparecem empatados em quarto lugar, com 6%. São seguidos por Izalci Lucas, com 5,4%, Leandro Grass, com 2,9%, Keka Bagno, com 1,3%, Geraldo Magela, com 1,3%, Rosilene Corrêa, com 1,1%, Lucas Salles, 0,2%, e João Vicente Goulart, com 0,2%.

A pesquisa constatou que 19,3% dos eleitores disseram que não sabem em quem votar. 7,4% garantiram que vão votar em branco ou nulo.

Não há dúvida de que Ibaneis Rocha aparece bem, com 30%. Porém, se o número tiver a ver com teto, há possibilidade de ser superado, no primeiro ou no segundo turno. A rejeição, de quase 30%, significa que o governador terá dificuldade pela frente, sobretudo quando as demais chapas forem realmente definidas. Porque alguns dos que se apresentam como pré-candidatos podem se unir para enfrentar a máquina comandada por Ibaneis Rocha.

Rafael Parente: pré-candidato a governador pelo PSB| Foto: Pedro Valente/Metrópoles

Então, o quadro pode parecer positivo para Ibaneis Rocha, dada a liderança com certa folga. Mas a rejeição pode ser o drummond no meio do caminho. Um grande drummond. Reguffe, com rejeição baixíssima e quase 11% de intenção de voto, tem chance de crescer, assim que firmar, se firmar, sua candidatura. Se conquistar o apoio de Leila do Vôlei e Izalci Lucas, o quadro pode mudar a seu favor.

Registro no TSE: 1200 eleitores entrevistados

A pesquisa do instituto Ideia ouviu 1.200 eleitores, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio. Sua margem de erro é de 3 pontos percentuais. Foi registrada no TSE sob o número DF-09593/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo